como se pega coronavírus
Para evitar a propagação do coronavírus, as pessoas com sintomas da COVID-19 e aquelas que convivem com uma pessoa infectada devem utilizar máscara descartável. Foto: Tumisu / Pixabay

Como se pega o coronavírus?

Até onde os pesquisadores sabem, a transmissão do coronavírus ocorre de uma pessoa infectada para outra, através de gotículas que saem do nariz e da boca enquanto ela tosse, espirra ou fala. Essas gotículas se fixam em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada. Outras pessoas, então, ao tocar esses objetos ou superfícies contaminam as mãos com o coronavírus e, ao levar as mãos aos olhos, nariz ou boca ela acaba se infectando. Dependendo da superfície e das condições de temperatura e umidade, o coronavírus pode sobreviver vários dias naquele ambiente. Por esse motivo é tão importante se manter afastado pelo menos a um metro de qualquer pessoa que tenha a COVID-19, e lavar bem as mãos.

O coronavírus NÃO é um vírus transmitido pelo ar. A principal forma de transmissão do coronavírus é através dessas gotículas que uma pessoa infectada libera pela boca e nariz. Essas gotículas são muito pesadas para permanecer no ar, e logo caem no chão ou em outras superfícies de objetos.

Em razão disso, até pessoas infectadas que não apresentam qualquer sintoma podem transmitir o vírus para outras pessoas. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do coronavírus vai de 1 a 14 dias, sendo mais comum por volta de 5 dias. Período de incubação é o tempo que a pessoa leva para apresentar os primeiros sintomas a partir do dia que ela se infecta com o vírus.

É possível pegar o coronavírus dos animais?

Embora os coronavírus sejam transmitidos ocasionalmente de outros animais para os humanos, ainda não há confirmação sobre uma possível fonte de infecção animal neste caso do coronavírus causador da COVID-19. Até o momento, há apenas um caso de um cachorro infectado pelo novo coronavírus, em Hong Kong. Pesquisadores ainda estudam essa possibilidade e, em breve, novas informações estarão disponíveis.